terça-feira, 12 de junho de 2018

Leite materno faz bem para adultos?

Boa tarde!!

O leite materno faz bem a saúde de uma pessoa adulta?

Ao pesquisar no Google não encontrei nada que fosse tão interessante, além de críticas ao consumo do leite materno por adultos. Muitas vezes essa crítica é referente a compra do produto via internet de pessoas desconhecidas. Isso realmente pode ser perigoso pois não deve ter nenhum controle de qualidade desse leite e se a doadora tiver algum tipo de doença, certamente você também terá, mas acredito que isso seja algo que todos nós sabemos e não preciso me aprofundar no assunto. Ninguém vai comprar leite de quem nunca viu na vida(eu acho). O que realmente pesquisei é a composição do leite materno.

Procurei em alguns sites e encontrei uma tabela bem detalhada da composição. As quantidades informadas de cada componente devem ser aproximadas, variando de mulher para mulher.

A alimentação não tem muita influência na composição do leite, mas influi diretamente no seu gosto. Dependendo da dieta, o leite pode ter um gosto mais salgado ou mais doce e até mesmo lembrar certos tipos de alimentos. Algumas pessoas que provaram deram descrições bem variadas de sabores como os que lembram pepino, água açucarada, leite de amêndoa, sorvete de creme, mel, baunilha, leite de coco... enfim, parece que realmente o gosto pode variar bastante.




ComponentesQuantidade em 100 ml de leite materno
Energia6,7 calorias
Proteínas1,17 g
Gorduras4 g
Carboidratos7,4 g
Vitamina A48,5 mcg
Vitamina D0,065 mcg
Vitamina E0,49 mg
Vitamina K0,25 mcg
Vitamina B10,021 mg
Vitamina B20,035 mg
Vitamina B30,18 mg
Vitamina B613 mcg
Vitamina B120,042 mcg
Ácido Fólico8,5 mcg
Vitamina C5 mg
Cálcio26,6 mg
Fósforo12,4 mg
Magnésio3,4 mg
Ferro0,035 mg
Selênio1,8 mcg
Zinco0,25 mg
Potássio52,5 mg
Fonte www.tuasaude.com

Bem, em uma coisa podemos concordar. Leite materno não faz mal algum para um adulto, pelo contrário, pode até fazer bem, já que contém vitaminas e vários outros componentes. Ainda não há muita pesquisa sobre isso pois os estudos são voltados apenas para as crianças, mas quem sabe futuramente cientistas comprovem que há realmente algum benefício para nós e isso estimule a amamentação adulta.

Já pensou em ter uma parceira fixa que te dê seu leite diariamente e inclua nas receitas de bolos? Coisa do tipo já é realidade para algumas pessoas. Tomar um café da manhã com sucrilhos com leite materno, café com leite materno, bolos e tortas pode parecer estranho para algumas pessoas, mas para outras não. Em alguns lugares que pesquisei, só vi elogios de quem experimentou.

Saiu no R7 o relato da britânica Abi Blake, 30 anos.

 - Por que eu tomaria o leite de uma vaca suja no lugar do meu? Já consegui convencer toma a minha família, que adora meu leite e acha que a comida ficou ainda mais saborosa.

Como cobaias para seus pratos, Abi chamou seus amigos para um lanche. Todos se deliciaram com aquela fartura de tortas e bolos. Somente no fim da refeição, a mulher soltou a bomba.

- Eles ficaram chocados, mas admitiram que a comida ficou mais gostosa. O leite materno é mais doce e um pouco oleoso, não tem gosto de química como o leite de vaca.

Abi se empolgou tanto que até já vendeu seus pratos em festivais culinários pelo Reino Unido.

- Os clientes ficam intrigados e, às vezes, nem mesmo acreditam. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o leite materno contém nutrientes que ajudar o sistema imunológico e até ajudar pacientes de câncer(não confirmado).



 Já o chef norte-americano Daniel Angerer resolveu inovar e fez queijo com leite materno. A ideia surgiu quando a filha do cozinheiro fez um mês de idade. A esposa de Daniel produzia muito mais leite do que o necessário para alimentar o bebê; o casal chegou a congelar vários dos pacotes. O leite começou a sobrar e, sem espaço no pequeno freezer do casal, a esposa chegou a pensar em doar o leite. Angerer, contudo, teve uma ideia diferente e começou a cozinhar e manufaturar queijos com leite materno e também a inventar pratos com ele.




O leite materno não tem a mesma consistência que o leite de vaca, então acredito que algumas receitas devam ser modificadas pra poder dar certo com o leite materno. Devido ao gosto ser sempre bem individual pra cada mulher, imaginem a diversidade de sabores diferentes que uma mesma receita.




Imagina um café da manhã desse, só que com mais leite(muito mais)...





Eu não sou fã de café com leite, mas esse até eu tomaria.





Tem como recusar uma comida dessa feita com leite direto da fonte? Deu até fome...








E você já experimentou esse líquido sagrado? O que achou?




O blog está aberto para contos, relatos, fotos e sugestões.





contato: lactofilia.br@outlook.com

3 comentários:

  1. Sou lactofilo e essa já era minha minha dúvida mesmo. Eu já fiquei bem de uma virose, não sei se foi gracas a isso, mas tinha mamado bastante àqueles dias.
    Lembro de pessoas usando para tratar conjuntivite tbm, e ate rendeu um otimo conto que li uma vez
    Fora isso, parabenizar pelo blog, a postagem alem de tirar uma grande dúvida, foi bem delicioso.

    ResponderExcluir
  2. https://www.vice.com/pt_br/article/vvv4kb/bebi-leite-materno-todo-dia-por-uma-semana

    ResponderExcluir
  3. tenho leite e nunca fez mal para meu amigo que mama em mim. Acho que está fazendo bem pra ele.

    ResponderExcluir