quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Sorvete de leite materno

 Sabiam que já existiu produtos feitos a base de leite materno? Eu descobri isso ontem e fiquei bem surpreso, já que isso é totalmente proibido. Imagina a quantidade de mulheres que seria necessária para produzir tanto leite? E o controle de qualidade? Como fica?

Sabemos que, se hoje existisse algum produto feito a base de leite materno, estaríamos expostos a muitos riscos. No mínimo, para garantir a integridade dos consumidores, teria que existir um forte controle das autoridades sanitárias, testes feitos em todos os produtos, uma grande quantidade de doadoras... bem, seria inviável. 

Mas, vou falar sobre o sorvete que era realmente feito com leite materno. Sim, um sorvete!

O "Baby Gaga" foi comercializado pela primeira vez no Reino Unido, em 2011 e era produzido com leite de doadoras, inclusive usando doações de Victoria Hiley. Doadora londrina e ativista pró-amamentação. Para ela, participar do projeto foi uma forma de valorizar o leite materno de forma irreverente e acessível

O produto fez sucesso, mas foi apreendido pelas autoridades locais por preocupações sanitárias, embora

a empresa afirmasse ter testado o leite conforme normas de bancos de leite. Depois, foi relançado em 2015 como "Royal Baby Gaga" com triagem em padrões hospitalares, e parte da renda era destinada a uma instituição de apoio ao aleitamento materno. 

Pouco tempo depois, houve até um problema jurídico envolvendo a cantora Lady Gaga, o qual ela exigia que removessem o nome que remetia a ela. Hoje, o produto não existe mais, mas é interessante saber que era possível consumir algo produzido pelo leite da nossa própria espécie.

Existiram outros produtos parecidos. Como exemplo, em 2010, o chef Daniel Angerer, em seu restaurante Klee Brasserie, em Nova York, que serviu queijo feito com o leite de sua própria esposa. Também, teria sido proibido sua comercialização.

Hoje existe um sorvete que dizem ter o sabor de leite materno, mas é feito com leite de vaca, então... pra mim não faz sentido.


Vou deixar uma foto do lendário Royal Baby Gaga...


Tomaria um sorvete feito de leite materno, sabendo que ele é seguro para consumo? =p

Nenhum comentário:

Postar um comentário